Atualize seu Navegador Nós detectamos que você esta usando uma versão obsoleta do Internet Explorer como seu navegador web.
Para entrar no site e usufruir de todos os recursos, por favor instale uma versão mais atual do IE.
Só levara alguns minutos para completar.

O site também pode ser visto usando:

Artigo

CONSUMO CONSCIENTE RUMO A SUSTENTABILIDADE E A FELICIDADE

Trabalho apresentado no SEMINÁRIO INTERINSTITUCIONAL DE MESTRADOS EM DIREITO DA UEL Tema: “A Constitucionalização do Direito Privado e a Responsabilidade Socioambiental nos Empreendimentos Econômicos” ISSN 2179-0760. Autora Renata Calheiros Zarelli.

CONSUMO CONSCIENTE RUMO A SUSTENTABILIDADE E A FELICIDADE
CONSCIOUS CONSUMPTION TOWARD SUSTAINABILITY AND HAPPINESS

Renata Calheiros Zarelli

A necessidade de conciliar o desenvolvimento econômico com a preservação ambiental é uma situação que está em pauta em todos os países do mundo. Frear o consumismo exacerbado para a diminuição dos resíduos gerados no pós-consumo é a bola da vez. Neste sentido, a Lei 12.305/2010 trouxe à discussão sobre a responsabilidade pós-consumo atribuindo responsabilização aos atores do ciclo do produto, deixando claro que a preservação do meio ambiente não é conferida a uma pessoa em específico, e sim é encargo de todos, desde o poder público, fabricante até o consumidor final. A sustentabilidade será alcançada quando a sociedade tiver consciência de sua interferência no meio ambiente, seja negativamente quando da destruição, e positivamente, na preservação. Em decorrência dos exemplos apontados, é possível obter a felicidade quando houver um mundo sustentável, que garanta a dignidade a todos os seus habitantes, com água potável, alimentação, segurança e qualidade de vida. Na elaboração deste artigo foi utilizada a metodologia da pesquisa através do estudo descritivo, exploratório e bibliográfico do tema, com a consequente análise dos dados e informações por meio de um enfoque qualitativo.


PALAVRAS-CHAVE: Consumo; Meio Ambiente; Sustentabilidade.

ZARELLI, R. C. Consumo Consciente rumo a Sustentabilidade e a Felicidade. In: Anais do V Seminário Interinstitucional de Mestrados em Direito da UEL, 2014, Londrina. A Constitucionalização do Direito Privado e a Responsabilidade Socioambiental nos Empreendimentos Econômicos, 2014. p. 76-90.<http://www.uel.br/pos/mestradoemdireito/soac/index.php/seminariointerinstitucionaluel/vseminariointerinstitucional/paper/viewFile/48/17>.